-
Arquitetos: Capa Arquitectura
- Área: 450 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Acercode, Edificar +, Hombre de Hojalata, Jansen
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa que se desenvolve de maneira a olhar para si mesma, sendo escalonada sobre uma topografia inclinada por meio de quatro módulos. Aparentemente independentes, eles são conectados por dois túneis ajardinados que fazem desta casa uma unidade.
Com a rotação destas peças são criadas aberturas angulares que permitem gerar jardins internos, cada um mantendo as mesmas proporções, mas invertidos em relação ao anterior, o que nos permite gerar um princípio comum entre coberturas, níveis de cumeeira e alturas laterais das fachadas.
É uma casa preta em seu exterior e de madeiras claras em toda a superfície interna, buscando contrastes. É um lugar de níveis e alturas duplas, um lugar claro cheio de aberturas com diferentes matizes de cor. Nele, a luz nunca entra na mesma direção, o que permite um jogo de claros e escuros em todo o seu percurso. As fachadas envidraçadas e rotacionadas geram uma transparência transversal em toda a casa.
Uma ponte para acessá-la, uma passarela metálica que sustenta uma biblioteca sobre a área social, uma oficina de cerâmica em um primeiro nível, uma malha sobre um pé-direito duplo ou uma sala turca são alguns dos elementos e espaços que esta casa possui.
É um lar que se descobre ao percorrê-lo, um lugar de perspectivas assimétricas e de contrastes entre seus acabamentos.